quinta-feira, 25 de abril de 2013



ALUNO MONITOR





O Programa Aluno-Monitor, da Secretaria Municipal de Educação tem caráter pedagógico-educacional e visa o desenvolvimento do protagonismo do aluno na escola, contribuindo com o Professor Orientador de Informática Educativa – POIE e Professores das diferentes áreas de conhecimento/disciplinas, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, com suas turmas/classes, em horário regular de aulas dos alunos e em horário anterior ou posterior ao do aluno monitor.
Tem por objetivo formar alunos monitores para atuarem no desenvolvimento de projetos para enriquecimento do currículo nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação , estimular o trabalho colaborativo e promover a comunicação entre as entre escolas da rede pública do Ensino Fundamental e Médio.
O aluno monitor participa de uma formação anual por meio de encontros semanais com POIE e o grupo de monitoria para elaboração de pautas, orientações sobre o papel de cada um em relação ao grupo e aos demais alunos da sala, corresponsabilidades, estudo, pesquisa, comunicação e publicação na internet, participação no ambiente virtual de aprendizagem onde o projeto é desenvolvido com todas as escolas da rede.
A função do aluno-monitor não é simplesmente executar tarefas repassadas pelo POIE, mas colaborar nas ações promovidas no laboratório de informática para o desenvolvimento de um projeto anual de colaboração e interação em ambientes virtuais de aprendizagem. E essas ações não se restringem à execução das atividades; começam pela construção da parceria entre o monitor e o POIE, desde a elaboração do planejamento até a avaliação.
O monitor não é aluno, nem professor. Ele contribui de forma decisiva com seus conhecimentos de tecnologia para fazer a ligação entre os alunos da escola e o projeto. Com esse papel, o aluno-monitor torna-se o elo entre o POIE, professores e alunos contribuindo assim com a inclusão da escola na cultura digital e o desenvolvimento de habilidades para pesquisar, comunicar e publicar na Internet.
Propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa e desenvolver o protagonismo juvenil, envolvendo o monitor nas atividades como co-responsável, é também promover uma postura ética nesse aluno frente aos compromissos e aos envolvidos no projeto. Neste sentido, a formação do aluno-monitor significa a promoção do seu desenvolvimento por meio do exercício responsável do fazer, e que o valoriza ao ser considerado como fonte de cooperação para o trabalho.
Para isso, é fundamental entender o papel do monitor sem perder a noção da realidade local e o contexto em que sua atuação significará para o projeto e para ele mesmo.

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